XIV CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE PIRAQUARA, ELEGE NOVOS CONSELHEIROS PARA MANDATO 2023/2026.

 XIV CONFERÊNCIA DE SAÚDE DE PIRAQUARA, ELEGE NOVOS CONSELHEIROS PARA MANDATO 2023/2026.

COMUSP TEVE UMA LOGA PLENÁRIA NO ULTIMO SÁBADO DIA 26/11, COM A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DA SAÚDE, USUÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇO.

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na amanhã do último sábado, dia 26 de novembro, a XIV Conferência Municipal de Saúde, no Auditório da Vila da Cidadania, com o tema: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.

O encontro tem como objetivo discutir, avaliar e apresentar diretrizes para subsidiar o Plano Municipal de Saúde, além de elaborar propostas que serão encaminhadas a Conferência Estadual de Saúde.

A Conferência teve início às 7h30, com o credenciamento e entrega de material, na sequência, os participantes ouvirão sobre o regulamento e regimento interno durante a mesa de abertura, que aconteceu por volta dàs 9h; com a presença do Vice-Prefeito Rivas, da Secretária Municipal de Saúde Mariana Zanella,da Presidente em exercício do COMUSP Sandra Cavalcante, vice-presidente COMUSP Padre Neivo Bertuzi,o Vereador Marcelinho da Saúde(PSD) e Maristela Zanella,diretora-geral do Hospital Sanitário do Paraná”São Roque”. Durante todo o dia, foram realizadas palestras, discussões, trabalhos divididos em 02 grupos,para o aprofundamento das discussões temáticas, entre outras atividades. Ainda foi realizada a eleição das entidades que vão compor o Conselho Municipal de Saúde e a escolha dos delegados para a conferência estadual.

A conferência acontece de 04 em 04 anos e tem por objetivo, sempre ouvir as demandas da saúde, por todos os ângulos e debater as ideias e propostas formuladas, por usuários e servidores de cada unidade básica de saúde de Piraquara.

O diretor e apresentador do Programa Show de Noticias Gleisson Robson, que aliás foi eleito para compor a nova gestão do COMUSP, destacou de suma importância, a realização do evento e priorizou, uma efetiva participação ainda por parte de usuários, que ficou muito defasada na conferência; ” UMA CIDADE COM 11 UNIDADES DE SAÚDE, COM POUCO MAIS DE 120MIL HABITANTES, SOMENTE 21 (USUÁRIOS DO SISTEMA) PARTICIPARAM,NÚMERO INCONSISTENTE EM RELAÇÃO AOS ALTOS ÍNDICES DE RECLAMAÇÕES” e não foi por falta de divulgação e acabou por atribuir á ausência popular, por uma onda generalizada de descrença nas instituições, finaliza Gleisson Robson.

A conferência tinha previsão para terminar as 18:30h, mais se estendeu por pouco mais das 20h, diante de um amplo e longo debate entre os particpantes. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde – Vila da Cidadania, a Rodovia Joao Leopoldo Jacomel, 4675, Jardim Primavera.

Publicações relacionadas