A Capital Nacional da Ponkan, Cerro Azul, prepara a 57º Festa da Ponkan.

A Festa da Ponkan em Cerro Azul, um evento tradicional que celebra a principal produção de tangerinas do Brasil, está prevista para 6 a 8 de junho de 2025.
A festa promete uma programação diversificada com cultura, gastronomia, música e a tradicional Escolha da Rainha da Ponkan.
Além de comidas típicas, feiras e muito mais, haverá também shows artísticos(confira o post) da programação.
Diversas autoridades e a população em geral, participam do tradicional evento, que movimentam a economia da cidade, situada no Vale da Ribeira.
O município de Cerro Azul, através da Lei 14.608, ficou reconhecido com o título de Capital Nacional da Ponkan. A lei decorre do Projeto de Lei (PL) 3.028/2022, de iniciativa do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR), e relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR).
O município, no Vale da Ribeira, tem mais de 70% da sua população de 18 mil habitantes na zona rural. O destaque da produção local são as tangerinas ou mexericas da variedade ponkan, com aproximadamente 4,5 mil toneladas anuais, que o coloca entre um dos maiores produtores nacionais da fruta.
Para dar visibilidade à produção e atrair mais investimentos à região, Cerro Azul já havia recebido o título de capital paranaense da ponkan, por meio da Lei Estadual 19.529, de 30 de maio de 2018.
